sábado, 17 de agosto de 2013

Quero complementar porque acho que meu leite não é suficiente. Como ter certeza de que ele está bem alimentado?

Essa é uma das maiores preocupações de toda mãe que amamenta no peito, mas fique tranquila, já que a grande maioria das mulheres tem leite suficiente para nutrir adequadamente seus filhos (o que se reflete no ganho do peso do bebê, algo que pode ser verificado nas consultas pediátricas de rotina).

Veja abaixo algumas dicas para conferir se o bebê está bem alimentado:

  • Crianças de menos de 1 mês que mamam bem fazem aquele cocô cor de mostarda com bastante frequência. Alguns bebês evacuam depois de cada mamada (embora não seja a regra). Outro sinal é ter de seis a oito troca de fraldas molhadas por dia.
  • Nos primeiros três meses, os bebês geralmente ganham uma média de 30 gramas por dia; entre três e seis meses, o ganho de peso passa a ser, em média, de 15 gramas por dia.
  • Você amamenta com frequência de, ao menos, sete vezes a cada 24 horas. Durante o primeiro mês, as mamadas são ainda mais constantes, geralmente de oito a 12 vezes ao dia.

Caso o seu filho queira mamar a toda hora, não assuma que é somente por fome, já que muitos bebês querem o peito por conforto, contato com a mãe e para matar a vontade instintiva de sugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário