sábado, 17 de agosto de 2013

Posso começar a fazer regime enquanto amamento?

Não é recomendável começar a fazer dieta enquanto o bebê tem menos de 2 meses. O melhor é perder peso aos poucos, através de uma alimentação saudável combinada a uma rotina de exercícios físicos.

A perda rápida de peso (mais de 1 quilo por semana) pode até representar um risco ao bebê, porque às vezes leva à liberação de toxinas -- normalmente armazenadas na gordura do corpo -- para a corrente sanguínea, elevando a quantidade dessas substâncias presentes no leite.

A amamentação por si só já ajuda a queimar a gordura da gravidez, por usá-la na produção do leite.

Procure comer sempre que tem fome. Fazer um regime radical, com calorias reduzidas, pode acabar com sua energia e afetar sua produção de leite.

Conte que você vai levar de dez meses a um ano para voltar à forma de antes da gravidez. Se mesmo assim decidir moderar um pouco na alimentação, espere pelo menos o bebê completar 2 meses.

É verdade que alguns alimentos dão cólica no bebê?

Muitas mães observam que, quando comem determinados alimentos, o bebê fica mais irrequieto e com sintomas de cólica.

Confie na sua observação. Se o bebê ficou irritado a troco de nada, pense no que você comeu nas últimas horas e experimente eliminar esse alimento da sua dieta por alguns dias, para ver se melhora. Depois, você pode fazer o experimento contrário, e comer o alimento suspeito para ver se o bebê sente alguma coisa.

Se você perceber que um prato cheio de alho ou um chocolate não perturbaram em nada seu filho, vá em frente.

Vale notar que entres os suspeitos mais comuns de causar cólica estão brócolis, feijão, repolho, cebola e leite de vaca.

Caso o bebê seja alérgico a algo que você consumiu, ele poderá ter uma reação cutânea, um incômodo respiratório (um barulho parecido com um apito ao respirar, ou congestão) ou fezes alteradas (verdes ou com muco). Se isso persistir, procure seu pediatra

O que devo comer agora que estou amamentando?

Continue a cultivar os hábitos saudáveis de alimentação que procurou ter durante a gravidez. Mantenha uma dieta rica em grãos e cereais integrais, frutas e verduras, e alimentos que sejam boas fontes de proteínas, cálcio e ferro. É claro que uma guloseima de vez em quando não faz mal a ninguém.

O consumo de gorduras saudáveis é benéfico para o bebê: abacate, azeite, castanhas, sementes e peixes gordurosos como o salmão são bons exemplos. Evite as gorduras saturadas (frituras, manteiga, gordura vegetal).

Muitas mulheres sentem mais fome na fase em que amamentam, o que faz todo o sentido, já que o corpo está dando o maior duro 24 horas por dia para produzir o leite do bebê.

Tenha o hábito de comer um pequeno lanche nutritivo -- como uma vitamina de iogurte batido com frutas, uma barrinha de cereais ou uma torrada com queijo -- entre as mamadas, a fim de manter a fome sob controle e seus níveis de energia mais altos.

Quais são os sinais de que o bebê precisa de complemento para crescer?

Nas consultas de rotina, os bebês, desde recém-nascidos, são pesados e medidos para que o médico possa acompanhar o ganho de peso e de altura. Assim sendo, tanto ele como você poderão perceber se o seu filho anda se desenvolvendo menos do que o esperado para a idade (conforme uma tabela padrão usada tanto em clínicas particulares como em públicas). Entre os sinais de que pode haver um crescimento menor que o esperado estão:
  • Perda de peso maior que o de costume no recém-nascido. É normal que os bebês percam entre 5% e 10% do peso com que nasceram nos cinco primeiros dias de vida. A partir daí, eles começam a ganhar por volta de 30 gramas por dia, e com cerca de duas semanas já recuperaram o peso do nascimento.
  • Troca de menos que seis fraldas molhadas em um período de 24 horas (a partir do quinto dia de vida).
  • Comportamento agitado ou letárgico demais na maior parte do tempo.

Outro sinal importante é se seus seios não parecerem mais macios ou vazios depois das mamadas.

Quero complementar porque acho que meu leite não é suficiente. Como ter certeza de que ele está bem alimentado?

Essa é uma das maiores preocupações de toda mãe que amamenta no peito, mas fique tranquila, já que a grande maioria das mulheres tem leite suficiente para nutrir adequadamente seus filhos (o que se reflete no ganho do peso do bebê, algo que pode ser verificado nas consultas pediátricas de rotina).

Veja abaixo algumas dicas para conferir se o bebê está bem alimentado:

  • Crianças de menos de 1 mês que mamam bem fazem aquele cocô cor de mostarda com bastante frequência. Alguns bebês evacuam depois de cada mamada (embora não seja a regra). Outro sinal é ter de seis a oito troca de fraldas molhadas por dia.
  • Nos primeiros três meses, os bebês geralmente ganham uma média de 30 gramas por dia; entre três e seis meses, o ganho de peso passa a ser, em média, de 15 gramas por dia.
  • Você amamenta com frequência de, ao menos, sete vezes a cada 24 horas. Durante o primeiro mês, as mamadas são ainda mais constantes, geralmente de oito a 12 vezes ao dia.

Caso o seu filho queira mamar a toda hora, não assuma que é somente por fome, já que muitos bebês querem o peito por conforto, contato com a mãe e para matar a vontade instintiva de sugar.

TEM PROBLEMA DAR VACINA DEPOIS QUE PASSOU A DATA CERTA?

Não se preocupe porque não existe "data de vencimento" do calendário de vacinas, mesmo que passe um ano da data indicada por seu médico ou pelo posto de saúde (que conta durante o ano inteiro com o estoque das imunizações recomendadas pelo governo).

Se aconteceu algum problema, retome assim que possível a vacinação, para evitar uma série de doenças graves, mas possíveis de prevenir, como paralisia infantil, hepatite B e tuberculose.

A menos que haja alguma contraindicação específica do pediatra, você pode até dar algumas vacinas juntas (geralmente não ultrapassando duas picadas por vez) para não deixar seu filho mais tempo sem cobertura.

"Isso não aumenta a quantidade de efeitos colaterais, é só um desconforto a mais para o bebê", explica o pediatra Durval Anibal Daniel Filho, do Hospital Albert Einstein, em São Paulo.

Ou seja: é melhor dar vacina atrasada do que não dar.

OI MEU NOME É RAVENA E TENHO 16 ANOS JA TENHO UMA FILHA DE 4 MESSES.

Olá , pessoal como eu disse eu tenho apenas 16 anos , e tenho uma filha de 4 messes...
estou amamentando, e aprendendo muito como ser mãe nessa idade, sei que muita gente acha isso feio e acha que só por que sou nova de mais não sei cuida da minha filha mais isso é puro preconceito, pois eu aprendi ser mãe e me dedica totalmente a minha filha. olha estou aqui para tira qualquer duvida que você tenha é só me fazer perguntas.

FAZ MAL PARA O BEBÊ A MÃE TRABALHA FORA??

A permanência do bebê com a mãe é sempre muito importante, particularmente nos 6 primeiros meses de vida, pois contribui para o sucesso do aleitamento materno. Além disso, a simples presença da mãe perto do bebê permite, de forma espontânea, que a criança seja estimulada.

Com a mãe por perto, o bebê tem o ambiente favorável para a formação de um grande número sinapses entre os seus neurônios (comunicação entre as células do sistema nervoso), e isso é bom para seu desenvolvimento neurológico, psicológico e físico.

Os movimentos em favor da prorrogação da licença-maternidade para seis meses no Brasil têm fundamento exatamente nesses aspectos.

Para aquelas mães que necessitam voltar a trabalhar mais cedo, a solução é dedicar o máximo de cuidado possível à decisão sobre quem vai cuidar do bebê, seja a creche ou escolinha, seja uma babá, seja algum parente.

As mães com horários flexíveis de trabalho, como as que trabalham em casa, em geral conseguem conciliar bem o seu trabalho com os cuidados do bebê.

Se você tem pouco tempo para ficar com seu filho, em vez de se afundar na culpa, prefira passar horinhas gostosas com ele sempre que tiver chance. De todo jeito, ele vai amar você.

É verdade que chorar deixa os pulmões do bebê mais fortes?

Não, abrir um berreiro não vai deixar os pulmões do bebê mais saudáveis. Para o bebê, não há nenhum benefício físico ou emocional no velho conselho que diz "deixa chorar, faz bem para os pulmões".

Bebês choram por algum motivo, embora muitas vezes seja difícil decifrar a causa. Podem estar com fome, com sono, incomodados ou excitados demais. Para acalmá-los, normalmente basta alimentá-los, deixá-los sugar alguma coisa, eliminar a causa do desconforto ou simplesmente oferecer um pouco de aconchego.

E às vezes eles só precisam desabafar, e isso pode levar algum tempo, portanto prepare os ouvidos e a paciência.

Talvez a ideia de que chorar faz bem para os pulmões tenha sua origem no primeiro choro do bebê, aquele que ele dá ao sair da barriga da mãe. Esse primeiro choro sim, é saudável. É um sinal de que os pulmões estão funcionando, e serve para eliminar algum resto de líquido amniótico que ainda esteja no sistema respiratório da criança.

Há muita polêmica quanto à estratégia de "deixar chorar" para ensinar o bebê a dormir. Você pode escolher o método que preferir, mas saiba que os pulmões não vão sair mais fortes da empreitada.

Nos últimos meses do primeiro ano e em especial após 1 ano de idade, é muito comum o choro ininterrupto sem nenhum motivo físico aparente, geralmente sem lágrimas, quando a criança é contrariada. É a famosa crise de birra.

Nesses casos, também não há nenhuma repercussão (positiva ou negativa) para os pulmões.

É NORMAL UM SEIO FICAR MAIOR QUE O OUTRO?



Sim pois, você tem que oferecer os dois seios para o bebê. por que sempre tem um dos seios que ele(a) gosta mais, você tem que estimula o bebê a mama... mais fique calma que se um dos seus seios fica um maior que o outro conforme o tempo eles volta ah fica quase iguais, pois se você já parou para presta atenção sempre tem um peito maior que o outro pois não são iguais pensamos!

POSSO PINTA OU ALISAR O CABELO AMAMENTANDO?

Estou amamentando. Posso alisar o cabelo? E pintar?

Depois de passar os primeiros meses após o parto inteiramente dedicada ao bebê, é normal querer voltar a cuidar do visual. Você pode alisar o cabelo, sim, desde que o produto utilizado não contenha formol.

O formol pode passar para o leite materno e causar intoxicação no bebê, alerta a médica Valdenise M. Laurindo Tuma Calil, do berçário anexo à maternidade do Hospital das Clínicas, em São Paulo.

O uso de formol em escova progressiva e outros tipos de tratamentos químicos para cabelos, aliás, não é recomendado em nenhuma situação, pois é um produto apontado como cancerígeno pelo Instituto Nacional do Câncer (Inca) e pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

Verifique com cuidado qual a composição química do tratamento que você pretende fazer. Peça para ler a embalagem no salão de beleza. Se o produto não parecer confiável, não use.

O mesmo alerta vale para quem está amamentando e quer tingir os cabelos. Para não prejudicar o bebê, não use tinturas de efeito prolongado, porque elas geralmente incluem chumbo ou amônia em sua composição. "A quantidade de chumbo presente nesses produtos pode intoxicar o bebê", diz Valdenise.

Quanto à amônia, não há estudos sobre a segurança do seu uso durante a fase de lactação, então o melhor é pecar pelo excesso e evitá-la. Os tonalizantes, produtos de fixação mais curta que vão saindo com as lavagens do cabelo, geralmente não contêm essas substâncias, mas não deixe de verificar na embalagem.

Cuide mesmo dos seus cabelos e do seu visual sem culpa. Dar um tempo e se paparicar um pouco ajuda a atenuar o cansaço e a sair um pouco da rotina do dia-a-dia com um bebê pequeno.


http://brasil.babycenter.com/x5800016/estou-amamentando-posso-alisar-o-cabelo-e-pintar#ixzz2cGn04N47
Por que a dor nos seios ao amamentar?

Se está doendo na hora de mamar, é sinal de que há algo errado na amamentação. A causa mais comum de dor é a falta de "encaixe" entre a boca do bebê e o peito. O primeiro passo é ver, então, se o bebê está fazendo a pega direitinho.

A dor causada pela pega incorreta é bem característica, pois dói o mamilo, ou seja, o bico, e não "lá dentro" do peito. O mamilo também pode rachar e sangrar.

Veja a seguir alguns dos outros motivos que fazem com que o peito doa quando você dá de mamar.

Vale a pena tentar posições diferentes para amamentar?



-Caso encontre logo de cara uma posição que funcione bem para você e para o bebê, então não há motivos para mudar. Porém, à medida que o bebê cresce e você também fica mais experiente, as posições provavelmente vão variar dependendo de onde você está e do que estiver fazendo.

Se você tiver mastite, por exemplo, talvez seja aconselhada por alguém a segurar o bebê de um jeito diferente para amamentar. Isso não quer dizer, contudo, que a simples mudança de posição tenha levado o bebê a "sugar uma parte diferente do seu seio". Todas as áreas da mama são igualmente "sugáveis" desde que o bebê esteja com uma "pega" correta -- o que pode ocorrer em qualquer posição, desde que seja confortável para vocês dois

AMAMENTÇÃO

  1.         Primeiro passo qual a posição melhor para amamenta?
  2. Ao escolher uma posição para dar de mamar, o mais importante é que você esteja confortável e que o bebê alcance o seio com facilidade.
     
    Uma boa posição para amamentar é aquela que facilita a colocação do bebê junto ao peito e permite uma boa pega.